segunda-feira, 24 de setembro de 2007

um luxo só....



Luxo, mas luxo mesmo, é passar o fim de semana na serra.
Apesar da favelização (feita pelos pobres e também pelos ricos, com casas e apartamentos horrendos, ai meu Deus, cada coisa ...) você volta de Petrô e adjacências achando que a vida é bela!

O tempo estava lindo, calor de dia na medida certa, e um fresquinho de noite que era tudo de bom. O ponto negativo era a seca, faz milênios que não chove, e a mata estava amarelinha, coitada! Ainda bem que hoje chegou a frente fria, e pelo menos aqui no Balneário começou a chover.

A civilização realmente chegou lá, pelo menos em Itaipava - leia-se: os radares... e acho que ganhei um "presente", só espero que não tenha sido daqueles de 600 reais. Então, distraídos e apressadinhos - CUIDADO! O retão em frente à Granja Brasil, antes do Horto está cheio de radares, em ambas as direções, e a velocidade é 50 km/h (CINQUENTA!), portanto qualquer descuido é fatal! Araras, Graças a Deus, continua sem radares, apesar de um quebra-molas a cada 5 metros, mas acho que não tem nenhum novo, só aqueles que a gente já conhece.

Falando em luxo, estar no "meio do mato", onde até mesmo o meu celular está morto e ter um notebook com ligação à internet é o máximo, não é mesmo? Confesso que estou fazendo a maior propaganda, mas adorei o tal mini-modem da TIM, especialmente porque agora me livrei das escorchantes tarifas que os hotéis costumam cobrar por acesso à net. E não é que o modemzinho pegava lá no meio do mato? Mal mas pegava. É nessas horas que eu a-d-o-r-o o século XXI. Como é que há 10 anos atrás eu poderia imaginar uma coisa dessas? Sem chance!

Aliás, na seção "de volta ao passado", eu ri muito vendo um detalhe (pouco importante) do "Bom Pastor" com o Matt Damon. Numa determinada cena, ele verifica quem retirou certo livro da biblioteca. O livro tinha 2 cartões - um que ficava preso no próprio e outro, que você assinava e ficava guardado na biblioteca para que eles soubessem quem estava com o livro (e pudessem cobrar eventuais atrasos, entre outras coisas). Hoje em dia, é tudo código de barras! O segundo cartãozinho sumiu, o primeiro existe ainda (eu acho), como um lembrete para você não se esquecer da data de devolução, embora você receba um e-mail avisando com alguns dias de antecedência sobre a data de devolução do livro.

Mas, vamos combinar ... já faz MUUUUUITO tempo que eu não passo pela biblioteca! A internet resolve o dia a dia, tenho acesso aos jornais acadêmicos com o que há de mais moderno e ainda sou daquele tipo de ser humano ANTIGO que acumula livros (o arquiteto e o engenheiro que fizeram o meu apartamento que o digam, é espantoso).

Geléia é isso mesmo, começo falando de serra e termino com um papo nostálgico sobre bibliotecas. Aliás, duas falhas gravíssimas no meu curriculum - não conheço nem a Biblioteca Nacional nem o Real Gabinete Português de Leitura, imperdoável, eu sei. Quem sabe no dia em que eu tiver tempo, lá na próxima encarnação.

Aí vão umas fotos da serra, fresquinhas direto da Nikon...




Nenhum comentário: